"Exercícios emancipatórios" para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Joildo Dutra de Medeiros

Resumo:

Tomamos emprestado o termo “exercícios emancipatórios” de Walter Kohan (2003) para pensar a aprendizagem na Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002). Desse modo, o presente artigo analisa os temas “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante para, a partir dessa última obra, se perguntar: como e quais “exercícios de pensamento” podem ser “exercícios emancipatórios” no qual a aprendizagem na Filosofia desperta o aluno para aquilo de que ele é capaz?

Abstract:

We borrow the term “emancipatory exercises” from Walter Kohan (2003) in order to perform a reflection about apprenticeship in philosophy rooted in Jacques Rancière’s The Ignorant Schoolmaster (2002). Thus, the present article analyses the themes of “spiritual exercises” in Pierre Hadot (2014), their unfolding in Michel Foucault’s Hermeneutics of the Subject (2006), and “equality and emancipation” in The Ignorant Schoolmaster, so, from a reading of that work, to raise the question: how and which “exercises of thought” can be “emancipatory exercises” in which philosophy wakes the student up to perform that of which she or he is capable?

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065747459

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47459

Palavras-Chave: Exercícios; Aprendizagem; Emancipação; Filosofia.

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