Problematizando o livro didático: uma análise da obra ?Fundamentos de Filosofia? de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Thiago Coelho Silveira

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático “Fundamentos de Filosofia” de autoria de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, com um olhar mais específico sobre o uso das imagens na constituição da obra. A pesquisa justifica-se, dentre outros motivos, pela necessidade de ampliação dos estudos acerca do livro didático de Filosofia enquanto ferramenta capaz de aproximar os jovens do Ensino Médio da disciplina durante o processo formativo. Para tanto, utilizou-se da metodologia da pesquisa documental, no que diz respeito à busca de informações acerca dos autores, e bibliográfica, de forma a conduzir a análise acerca da obra e do referencial teórico pertinente ao tema. Como resultado, apresentamos uma contribuição para o quadro geral da produção acadêmica na área de Ensino de Filosofia, colaborando para alçar um maior espaço para os estudos que tomam as ferramentas pedagógicas, como o livro didático, enquanto objeto de análise.

Abstract:

This work aims to analyze the textbook “Fundamentos de Filosofia” written by Gilberto Cotrim and Mirna Fernandes, with a more specific look at the use of images in the constitution of the work. The research is justified, among other reasons, by the need to expand studies on the Philosophy textbook as a tool capable of bringing young people from high school to the discipline during the formative process. For that, it was used the methodology of the documentary research, regarding the search for information about the authors, and bibliographic, to conduct the analysis about the work and the theoretical framework pertinent to the theme. As a result, we present a contribution to the general framework of academic production in Teaching Philosophy area, collaborating to raise a greater space for studies that take pedagogical tools, such as the textbook, as an object of analysis.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065763701

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/63701

Palavras-Chave: Ensino; Filosofia; Livro didático.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.