Uma bússola para navegar pelo mar aberto e desafiante do ensino de Filosofia para adolescentes

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Anderson Luis da Paixão Café

Resumo:

Trata-se da resenha bibliográfica do livro Lecionando Filosofia para adolescentes: práticas pedagógicas para o Ensino Médio, no qual o professor Renato Velloso colocou à disposição de seus colegas filósofos a sua experiência de mais de quinze anos enquanto professor da disciplina de Filosofia, lecionada para adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas no país. A obra pode ser entendida como uma verdadeira bússola que permite aos professores e às professoras de Filosofia repensar sobre as suas práticas didáticas utilizadas para difundir conhecimentos filosóficos entre jovens e adolescentes. Através de uma linguagem clara, objetiva e direta, a obra disponibiliza um amplo conjunto de informações didáticas e metodológicas que contribui para ampliar o repertório educacional dos seus leitores, fazendo-os perceber o quanto a Filosofia pode ser pensada enquanto um porto seguro capaz de aliviar as dores e os sofrimentos humanos de adolescentes que estão ávidos por descobrirem-se e redescobrirem-se no mundo.

Abstract:

This is the bibliographical review of the book Teaching Philosophy for teenagers: pedagogical practices for high school, in which professor Renato Velloso made available to his fellow philosophers his experience of more than fifteen years as a professor of the discipline of Philosophy taught to teenagers and young people from public and private schools in the country. The work can be understood as a true compass that allows Philosophy teachers to rethink about their didactic practices used to spread philosophical knowledge among young people and adolescents. Through a clear, objective and direct language, the work provides a wide range of didactic and methodological information that contributes to expand the educational repertoire of its readers, making them realize how much Philosophy can be thought of as a safe haven capable of alleviating human pains and sufferings of teenagers who are eager to discover and rediscover themselves in the world

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065765705

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/65705

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Prática pedagógica; Filosofia no Ensino Médio; Adolescentes e Jovens ? Ensino.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.