Filosofia no Novo Ensino Médio: BNCC e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Erica Cristina Frau, Paulo Rogério da Silva, Daniel José de Araujo
Resumo:
Este artigo tem como objetivo apontar algumas reflexões sobre as mudanças ocorridas no Novo Ensino Médio, mais especificamente na estrutura do Ensino de Filosofia a partir da homologação da BNCC em 2018, e estabelecer as relações entre os componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, são apresentados alguns aspectos essenciais da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a integração dessas áreas a partir das escolhas dos estudantes e da flexibilização dessa nova estrutura para o Ensino Médio por meio dos Itinerários Formativos. Por fim, apresentamos algumas reflexões sobre como as especificidades do ensino de Filosofia poderão resistir no Novo Ensino Médio, resgatando a condição humana e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para assegurar essa articulação.
Abstract:
This article aims to point out some reflections on the changes that took place in the New High School, more specifically in the structure of Philosophy Teaching from the approval of the BNCC in 2018, and to establish the relationships between the curriculum components of the Areas of Applied Social and Human Sciences, and Natural Sciences and its Technologies. In this context, some essential aspects of the Universal Declaration of Human Rights (UDHR) and the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) proposed by the United Nations (UN) are presented, as well as the integration of these areas based on student choices and flexibility; this new structure of High School was carried out through Formative Itineraries. Finally, we present some reflections on how the specificities of Philosophy teaching can resist in the New High School, rescuing the human condition and the importance of the Universal Declaration of Human Rights (UDHR) to ensure this articulation.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065764490
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/64490
Palavras-Chave: Áreas de Conhecimento; BNCC; Ensino Médio; Filosofia; 17 ODS.
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.