Prelúdios das proposições para a Filosofia na Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Gilberto Oliari
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo sistematizar e apresentar o processo inicial de constituição da Base Curricular do Ensino Médio do Território Catarinense, proposto a partir da reforma dessa etapa da Educação Básica. Nesse sentido, busca-se expor alguns encaminhamentos realizados pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED/SC, referentes a construção e disponibilização para consulta pública do documento intitulado ‘Marco Zero: Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense’. Além disso, sistematiza-se algumas inspirações gerais para a Filosofia, bem como objetos do conhecimento e as habilidades trazidas no respectivo ‘Marco Zero’, no tocante ao ensino de Filosofia. Conclui-se problematizando o alinhamento dessa proposição curricular com a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio.
Abstract:
This article aims to systematize and present the initial process of constitution of the Curriculum Base for Secondary Education in the Territory of Santa Catarina, proposed from the reform of this stage of Basic Education. In this sense, we seek to expose some steps taken by the Secretary of State for Educations of Santa Catarina - SED/SC, regarding the construction and availability for public consultation of the document entitled ‘Machine Zero: Basic Curriculum of High School in the Territory of Santa Catarina’. In addiction, some general inspirations for Philosophy are systematized, as well as objects of knowledge and the skills brought in the respective ‘Ground Zero’, regarding the teaching of Philosophy. It concludes by questioning the alignment of this curricular proposition with the Common National Curriculum Base – High School.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065767370
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67370
Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Reforma do Ensino Médio; Santa Catarina; Currículo; Base do Território Catarinense.
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.