Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 1 (2019)

DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO

Robson Gabioneta

Ensino de Filosofia; Diálogos de Platão; Letras de músicas; Mito; Conhecimento

UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA: BRASIL E ALAGOAS EM REVISTA

Williams Nunes da Cunha Junior

Alagoas; Brasil; Ensino de filosofia; História da educação

MICHEL DE MONTAIGNE E AS DIRETRIZES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA

Joao Batista Andrade Filho

Educação; Autonomia; Ensino de Filosofia

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA EM TEMPOS DE ASCENSÃO FASCISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rafael da Silva Cortes

introdução à filosofia; fascismo; banalidade do mal; autonomia; Aufklärung

SOBRE A FELICIDADE E O CONSUMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE FILOSOFIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO

Andrei Luiz Lodéa, Bárbara Nicola, Carine Tonieto, Cinhtia Roso Oliveira, Karine Piaia

Felicidade; Consumo; Ensino de Filosofia; Sala de aul; Sequência didática

A LÓGICA DE LEWIS CARROLL NO ENSINO MÉDIO: UNIDADE DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

John Lennon Lindemann

Ensino de lógica; Ensino Médio; Silogística carrolliana