Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020)

Notas sobre o ensino da filosofia na Universidade de São Paulo: sujeição e resistência

José Roberto Sanabria de Aleluia

Filosofia; Ensino de Filosofia; Arqueologia; Universidade.

Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieuana do sistema de ensino

Matheus Diesel Werberich

Ensino de filosofia; Sociologia da educação; Educação maior; Educação menor

As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia

Robson Pontes Custódio

Educação; Sócrates ; Maiêutica ;Ensino de filosofia.

Que interdisciplinaridade a BNCC oferece à Filosofia? Aproximações à língua portuguesa

Thiago Gruner Conceição

BNCC; Currículo; Interdisciplinaridade; Filosofia; Língua Portuguesa.

O uso de textos filosóficos em sala de aula: o que os professores pensam sobre isso?

Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira

Ensino de Filosofia; Leitura de textos filosóficos; Experiência filosófica.

Aristóteles e Bruce Wayne: uma aula sobre estética através do filme Batman (1989)

Bruno José Yashinishi

Ensino de Filosofia; Filosofia e cinema; Estética; Aristóteles.

A Tragédia Grega como Recurso Didático

Tiago Irigary de Bem

Tragédia; Didática; Ensino de Filosofia; Grécia Clássica; Antígona.

Experimentos de pensamento como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia

Luana Francine Nyland

Ensino de Filosofia; experimentos de pensamento; recurso pedagógico; modelos mentais.

Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil

Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro, Antonio Pereira dos Santos

Pensamento reflexivo; Ensino de filosofia; BNCC; Reforma do ensino médio.

A cinematografia no ensino de filosofia

Marcos Machado

Ensino de filosofia; Cinematografia; Metodologia; Imagem; Movimento.

Sobre o exercício do ofício de professor de filosofia: algumas problematizações conceituais e atitudinais

Gilberto Oliari, Anderson Luiz Tedesco

Educação; Ofício; Formação; Ensino de Filosofia.

Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças

José Edson Ferreira da Silva, Patrícia Del Nero Velasco

Competências e Habilidades; Filosofia; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lipman; Programa Filosofia para Crianças.

O ensino de filosofia no nível médio: tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fábio Antônio Gabriel

Ensino médio; Ensino de filosofia; Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas inovadoras.

Políticas curriculares no Rio Grande do Sul (2009-2018): do triunfo neoliberal à captura do ensino de Filosofia

Bruno Nunes Batista, Daniel Schiochett

Ensino de Filosofia; Michel Foucault; Discurso; Arquivo; Currículo.

A tradição filosófica e o eurocentrismo: como decolonializar o filosofar e o ensino de Filosofia contemporâneo?

Amanda Veloso Garcia

Colonialidade; Dualismo; Currículo; Problemas; Experiência.

Resenha de/ Review of FIGUEIRA, Felipe L. G. Nietzsche e o eruditismo. Curitiba [PR]: CRV, 2018. 1ª edição

Rogério Luis da Rocha Seixas

Educação; Ensino de Filosofia; Erudição, Nietzsche.

Editorial Dossiê Ensino da Filosofia ? Comunicações GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Christian Lindberg Lopes do Nascimento, Elisete Medianeira Tomazetti

Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, Maria Reilta Dantas Cirino

Filosofia; Crianças; Formação; Professor; Experiências.

Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio

Andreza Dantas, Antunes Ferreira Silva, Antônio Garcia Freire

Ensino de Filosofia; Aprendizagem; Role Playing Game (RPG).

A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: ?vontade?, ?atenção? e ?busca?

Suédson Relva Nogueira, José Teixeira Neto

Igualdade; Emancipação; Avaliação.

Educação Filosófica como processo de Libertação

Klédson Tiago Alves de Souza

Filosofia da Libertação. Educação Filosófico Libertadora. Método Analético. Inédito Viável.

A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio

José Gilliard Santos Silva, Shirlene Santos Mafra Medeiros

Interacionismo Simbólico. Agir Comunicativo. Ensino de Filosofia.

Pragmatismo e Razão Comunicacional: uma contribuição ao Aprendizado Educacional

Dagmar Manieri

Pragmatismo; Razão comunicativa; Iluminismo; Educação; Aprendizado.

"Exercícios emancipatórios" para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière

Joildo Dutra de Medeiros

Exercícios; Aprendizagem; Emancipação; Filosofia.