“NOVA SÍNTESE”: UM DIÁLOGO INACABADO ENTRE PINKER E FODOR
V. 22, N. 30 (2010) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Kleber Candiotto
Resumo:
“Nova Síntese”, ou psicologia evolucionista, é a conjunção entre Teoria Computacional da Mente e biologia evolucionista, indicada por Pinker como uma alternativa viável para compreender o funcionamento da mente. Pinker procura sustentar a tese de que a mente humana é um sistema de órgãos resultantes da seleção natural que funcionam computacionalmente. Apoiado em Chomsky, Pinker revela sua concepção inatista de mente, a qual, de certa forma, também é compartilhada por Fodor. Todavia, Fodor considera que a síntese entre Teoria Computacional da Mente e biologia evolucionista não produz resultados significativos, pois é incapaz de explicar aspectos globais da mente humana, tais como a abdução. Este trabalho apresenta as divergências entre Pinker e Fodor quanto às possíveis contribuições da psicologia evolucionista para a compreensão da mente, tendo por objetivo identificar, à luz de tal debate, os atuais desafios da ciência cognitiva.
DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v22i30.2236
Texto Completo: http://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2236
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.