A IDEIA DE DEUS EM HEGEL
V. 23, N. 33 (2011) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Markus Gabriel
Resumo:
Li em um ensaio a declaração de Hegel de que “Deus está morto”, como a reivindicação de que Deus como espírito absoluto é o horizonte fundamental da compreensão própria de uma determinada comunidade. Nem “Deus” nem “espírito” em Hegel se referem a uma entidade transcendente ou garantia teleológica de sentido, mas apenas à prática comunitária de fazer sentido. No caso do espírito absoluto, a comunidade faz sentido de suas práticas de fazer sentido. Na religião, essa autorreferência é apresentada como algo divino. Hegel lê essa divindade como um restante de metafísica problemática a ser superada em seu conceito de Deus.
DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1603
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1603
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.