UM CONTRAEXEMPLO À ORIGINARIEDADE DAS RAZÕES EM WHAT WE OWE TO EACH OTHER

V. 26, N. 39 (2014) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Ana Falcato

Resumo:

No seu livro de 1998 — What we owe to each other — T. M. Scanlon defendeu sistematicamente que a noção de “razão” é primitiva e não definível noutros termos quando se trata de explicar um curso de acção moralmente relevante. Suportando o seu argumento num modelo muito intuitivo para pensar o que são razões em termos de racionalidade prática, Scanlon defende que qualquer explicação conduz sempre à mesma ideia: uma razão é uma consideração que conta em favor de algo. E conta como tal na medida em que fornece uma razão para aquilo que justifica, explica ou legitima. Parece, portanto, que este é o limite da definição. O meu argumento neste trabalho confronta a posição hiper-racionalista de Scanlon com o exemplo da Acrasia ou fraqueza da vontade, por se tratar de um típico curso de acção que não apenas seria erradamente caracterizado com racional, mas onde o próprio agente falharia sistematicamente na provisão de razões para o seu comportamento.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.26.039.AO01

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/736

Revista de Filosofia Aurora

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