CLASSIFICAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E BIOPOLÍTICA

V. 28, N. 45 (2016) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Vera Portocarrero

Resumo:

O objetivo deste artigo é destacar brevemente conceitos que, elaborados por Michel Foucault em As Palavras e as coisas e História da sexualidade I: a vontade de saber, contribuem para uma melhor compreensão da questão das classificações em saúde mental, em nossa contemporaneidade, permitindo aprofundar a problematização da loucura e da saúde mental. Trata-se de enfocar algumas teorias e práticas, que lhe são imanentes, estendidas às concepções de anormalidade e de transtorno mental, pensadas no escopo da normalização da vida dos indivíduos e da regulação das populações. Nossa hipótese confirmada é a de que a obra de Foucault fornece importantes ferramentas para o tema em pauta, na medida em que sua história do pensamento fornece um instrumental conceitual e metodológico original para as análises críticas nesse campo, por meio de suas pesquisas sobre as experiências da loucura, da criminalidade e da sexualidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.28.045.DS09

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1980-5934.28.045.DS09

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.