IMIGRAÇÃO, ESTADO DE DIREITO E BIOPOLÍTICA
V. 28, N. 45 (2016) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Márcio Alves da Fonseca
Resumo:
O artigo procura discutir a atualidade da noção de biopolítica, cuja formulação inicial é dada por Foucault no ano de 1976, simultaneamente no livro A vontade de saber e no curso Em defesa da sociedade. Para tanto, toma o problema da “crise de imigração” dos últimos anos, compreendida como uma expressão da biopolítica em uma de suas concretizações extremas, na medida em que revela o acoplamento entre o domínio jurídicoestatal, os mecanismos disciplinares dos corpos e os mecanismos de segurança das populações. A partir deste exemplo, pretende refletir sobre os limites do Estado de direito que, sendo uma das categorias jurídico-políticas que se constitui como paradigma da política ocidental moderna, encontra-se confrontado com os efeitos da biopolítica no presente.
DOI: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1980-5934.28.045.DS12
Texto Completo: http:// http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.28.045.DS12
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.