DO CORPUS MYSTICUM DA IGREJA À PERSONA MYSTICA DO ESTADO: CARL SCHMITT E ERNST KANTOROWICZ
V. 29, N. 47 (2017) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: António Bento
Resumo:
Este artigo compara o tratamento que Carl Schmitt e Ernst Kantorowicz fazem daquela ficção jurídica a que a teologia política medieval cristã chamou o «corpo místico de Cristo». Mediante esta comparação, o artigo discute e analisa os conceitos teológicos de «corporificação» e «mediação» e os conceitos jurídicos de «personificação» e «representação». Apoiada nos contributos de ambos os autores, a elucidação histórica e política destes conceitos permitirá, por sua vez, o esclarecimento contextualizado da noção de «Igreja visível» e o aprofundamento teórico do debate moderno em torno do problema da secularização.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.29.047.DS02
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/7283
Palavras-Chave: Mediação, Representação,Corpo,Personificação,
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.