PARRESIA E CONFISSÃO: UMA GENEALOGIA DO SUJEITO MODERNO
V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Salma Tannus Muchail, Márcio Alves da Fonseca
Resumo:
O artigo aborda o tema das relações entre o sujeito e a verdade em Michel Foucault, a partir do estudo realizado em seus últimos trabalhos sobre duas modalidades do dizer a verdade sobre si mesmo: a parresia e a confissão. Estas duas modalidades de veridicção são tratadas, especificamente, em suas dimensões histórico-filosófica e jurídico-política, ao mesmo tempo em que se busca propiciar uma visão de conjunto sobre elas. Mostrase ainda que a temática, por um lado, está circunscrita no passado histórico, contemplando a antiguidade pagã no caso da parresia, e a espiritualidade de cristã no caso da confissão. Por outro lado, mostra-se que ela se abre para o nosso presente, na medida em que aponta para a constituição do sujeito moderno.
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24803
Palavras-Chave: Parresia, Confissão,Sujeito, Verdade, Genealo
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.