SOBRE O LUGAR DE DEUSNO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT
Inconfidentia v.3, n.5 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: MONTEIRO, Euder Daniane Canuto
Resumo:
Inspirado pelas provocações da disciplina “Deus no idealismo alemão”, cursada durante o seu Mestrado em Roma, e ministrada pelo Professor Doutor Walsh Terrance, S.J., o autor procurou aprofundar o tema, dedicando-se, de modo especial, ao estudo de algumas citações das obras de Kant que tratavam deste assunto, com o objetivo de investigar, em particular, se, para o autor alemão estudado, Deus seria ou não necessário para a moral. Partimos, primeiramente, de uma reflexão inicial breve e mais ampla acerca do idealismo alemão como pressuposição necessária para a compreensão da temática proposta; em seguida, abordamos a questão do conceito de Deus na Crítica da Razão Pura; e, por fim, tentamos colher o conceito de Deus proposto por Kant na sua abordagem no campo da Razão Pura Prática. Tivemos o cuidado de, neste trabalho acadêmico, ter como fundamento principal as obras do próprio autor citado, procurando confrontá-las entre si e tentando descobrir aquele fio condutor que as perpassa.
Abstract:
Spirato dalle provocazioni del corso di Licenza “Dio nell’idealismo tedesco”, ministrato a Roma dal professore Walsh Terranche, S.J., l’autore ha cercato di approfondire l’argomento proposto, ricercando, in modo particolare, nello studio di alcune citazioni delle opere di Kant che fanno riferimento a questo aspetto e mirando rispondere se, per Immanuel Kant, Dio sarebbe o non necessario per la morale. Come punto di partenza si è fatta una riflessione iniziale e più ampia circa l’idealismo tedesco come pressuposizione necessaria per la comprensione del problema posto. Dopo, si ha approfondita la questione del concetto di Dio nella Critica della ragion pura e, alla fine, cerchiamo di proporre come Kant ha compreso il concetto di Dio nel contesto della sua Critica della ragion pura pratica. Abbiamo avuto la cura di aver in questo piccolo elaborato una fundamentazione principalmente basata nelle opere dell’autore studiato cercando di confrontarli tra di loro e provando scoprirne quello nesso che li atravessa.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/5-FC-1.pdf
Palavras-Chave: Deus. Ideal transcendental. Sumo Bem.
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.