Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.

Inconfidentia v.3, n.5

Apresentação do Dossiê: a releitura dos clássicos sob a ótica da fenomenologia

PIETERZACK, Cristiane; MELO, Edvaldo Antônio de

ARISTÓTELES: LUGAR DO ?PASSO ATRÁS? DE HEIDEGGER

OLIVEIRA, Ibraim Vítor de

Aristóteles. Heidegger. Passo atrás. Origem.

O DISCURSO VERDADEIRO E ENCONTRO DE CULTURAS

SILVA, Paulo Augusto da

crítica, mudanças culturais, discurso verdadeiro

O VERBUMQUE GERAMOS NA MENTE E LEVAMOS NO CORAÇÃO: NOTAS SOBRE O VERBUMINTERIORNO DE DOCTRINA CHRISTIANA

PEREIRA, Diogo Fragoso

Agostinho de Hipona; De Doctrina Christiana; uerbuminterior.

CONSOLATIO: UM ?CLÁSSICO? E OS PRIMEIROS PASSOS NA FILOSOFIA

PIETERZACK, Cristiane

Consolatio, convium, philosophiae

O MODO DE VIDA FILOSÓFICO EM PIERRE HADOT

BARBOSA, José Mário Santana; MARQUES, Lúcio Álvaro; REIS, Maurício de Assis

Modo de vida. Exercícios espirituais. Conversão. Pierre Hadot.

Il DISPIEGARSI DELLA FILOSOFIA TRA CLASSICI E CONTEMPORANEI

GILBERT, Paul

APRESENTAÇÃODOS ARTIGOS DIVERSOS

MELO, Edvaldo Antônio de; REIS, Maurício de Assis

SOBRE O LUGAR DE DEUSNO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT

MONTEIRO, Euder Daniane Canuto

Deus. Ideal transcendental. Sumo Bem.

APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS COSMOGENÉTICOS DO INVENTÁRIO CATEGORIAL DE CHARLES SANDERS PEIRCE

MELO, Caíque Marra de

Cosmogênese; Categorias; Peirce

O ?OUTRO? COMO FATO: UMA ABORDAGEM SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E VIOLÊNCIA

CECCATO, Dulcelene

Violência,Outro, Filosofia Intercultural, Ética.

UN PANORAMA DE LA SITUACIÓN ACTUAL DE LA FILOSOFÍA DE LA MENTE

JIMÉNEZ, Yolanda Rodríguez

Identidad personal, mente-cerebro, dualismo, materialismo no reductivo

A SOBREVIVÊNCIA: O PRINCÍPIO DE AUTONOMIA E A FRAGILIDADE DO SER HUMANO DIANTE DO AVANÇO TECNOLÓGICO

CARVALHO, José Anchieta Arrais de

Giorgio Agamben, avanço tecnológico, sobrevivência, princípio de autonomia, vulneráveis.

Resenha de "Por uma sensibilidade além da essência: Lévinas interpela Platão"

GILBERT, Paul