SEYLA BENHABIB E OS DIREITOS HUMANOS

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Francisco de Assis Silva

Resumo:

O movimento migratório mundial ocasionado, sobretudo, pela violência e pela fome, assumiu uma proporção grandiosa nos últimos anos e os desafios quanto aos direitos humanos se tornaram maiores. A finalidade deste trabalho é analisar a contribuição de Seyla Benhabib para a superação desses obstáculos, concentrando-se na problematização da noção de “direito cosmopolita” e no conceito de “iteração democrática”. Para cumprir esse objetivo o presente trabalho se voltará para as obras The Rights of Others (2004) e Dignity in Adversity (2011).

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4994/4768

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.