A EXPANSÃO DA RIQUEZA MONETÁRIA, A CRISE DOS VALORES E AS MUDANÇAS NA ORDEM POLÍTICA E SOCIAL NA GRÉCIA ANTIGA

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Adriana Santos Tabosa

Resumo:

Com o surgimento da moeda metálica houve uma expansão da riqueza monetária, e, consequentemente, a ascensão de uma nova classe enriquecida pelo comércio. Isso acarretou uma série de transformações na ordem política e social, assim como uma crise dos valores. Essa nova classe de enriquecidos reivindica sua participação no poder político e na obtenção de cargos, acarretando a preocupação e o desprezo dos aristocratas, a antiga classe que passa a disputar poder e prestígio com a nova classe dos ricos em ascendência. É também neste contexto que surgem os escritos que refletem sobre as mudanças ocorridas na sociedade decorrentes da transformação econômica operada por causa do surgimento da moeda. A proposta deste artigo é analisar alguns desses escritos que promovem uma reflexão sobre as consequências da expansão da riqueza monetária, sobretudo sobre a crise dos valores, e das mudanças na ordem política e social.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.6129

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6129/4778

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.