DA CONSCIÊNCIA NACIONAL A AMÉRICA PROFUNDA: UM COTEJO ENTRE DIEGO PRÓ E RODOLFO KUSCH À LUZ DO PENSAMENTO DE E. DUSSEL

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: Luciano Costa Santos

Resumo:

No artigo a seguir, apresentaremos um escorço dos textos de Diego F. Pró e Rodolfo Kusch, publicados no livro-manifesto coletivo Hacia una Filosofía de la Liberación Latinoamericana, de 1973, que promoveu o lançamento mundial da Filosofia da Libertação. O cotejo desses textos terá como perspectiva norteadora o pensamento de E. Dussel – um dos mais proeminentes remanescentes da Filosofia da Libertação – e permite a apreciação de dois modos emblemáticos de considerar as questões estratégicas da nacionalidade e do povo, a partir da América Latina assumida como lugar hermenêutico e em chave de libertação decolonial.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5535/4597

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.