O PRINCÍPIO CRÍTICO-MATERIAL DA ÉTICA DA LIBERTAÇÃO

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: José Edemilson Pereira dos Anjos

Resumo:

O artigo apresenta um estudo teórico e bibliográfico acerca do critério e princípio crítico-material da Ética da Libertação de Enrique Dussel. Situa o surgimento da Ética da Libertação no contexto filosófico imediatamente posterior ao debate entre a Filosofia latino-americana e da Libertação com a Ética do Discurso, iniciado a partir do ano de 1989. Mostra a transformação ocorrida no aporte teórico e categorial na filosofia de Dussel, resultante da maneira crítica, criativa e pessoal com que soube lidar com a influência marcante de três grandes filósofos críticos da modernidade: E. Lévinas, K. Marx e K.-O. Apel. O estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do tema “o critério e princípio crítico-material da Ética da Libertação”, destacando a “vítima” como categoria-chave da crítica, bem como a centralidade e a relevância do aspecto material-negativo (representada na figura da “vítima”) para a arquitetônica da referida Ética. Ao longo de seu desenvolvimento, descobre a vida humana concreta como o âmbito próprio de ação da razão ético-crítica, que reconhece a negatividade da vítima como o ponto de partida da crítica; também serão trabalhados alguns conceitos-chave, tais como “vítima”, “responsabilidade”, “ética material”, “intersubjetividade”. O estudo integra, de maneira parcial, a uma tese para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4712/4574

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.