NEM RORTY, NEM HABERMAS, NEM MARX: POR UMA FILOSOFIA DA PRÁXIS POIÉTICO-MATERIALISTA, NÃO LINGUOCÊNTRICA

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: José Crisóstomo de Souza

Resumo:

Nesse breve ensaio ofereço o esboço, condensado, de um ponto de vista prático-poiético, sensível, em filosofia, em diálogo crítico principalmente com os neo-pragmatismos linguocêntricos de Jürgen Habermas e Richard Rorty, com boa parte do pragmatismo clássico e, por fim, com o materialismo prático-dialético de Karl Marx. Faço isso com base nas noções, propostas por mim, de intencionalidade prático-sensível, de realidade e de nós próprios como atividade sensível, da ação humana como eminentemente poiética, também objetivação e apropriação, e, por conclusão, aponto para uma reconsideração do papel dos objetos nas nossa práticas, interações e mesmo auto-constituição, e faço um aceno a consequências políticas, democráticas, do referido ponto de vista.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5543/4582

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.