DEBATENDO O PONTO DE VISTA PRÁTICO-POIÉTICO DE CRISÓSTOMO

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: Leonardo Jorge da Hora Pereira, José Crisóstomo de Souza

Resumo:

O debate começa pelo questionamento, por Leonardo Pereira, do possível caráter abstrato, demasiado geral,  da noção, central à posição prático-poiética de Crisóstomo de Souza,  da ação humana como poiésis e de nosso envolvimento básico com o mundo como um emaranhamento sensível prático criativo, de cujo caráter poderia resultar um déficit explicativo e também  normativo. E se desenvolve no questionamento da atribuição àquela ação de um caráter de produção de artefatos, e também da atribuição de um alegado caráter artefatual à própria realidade humana, que então não poderia ser propriamente apreendida como estrutura ou sistema, condicionamento e circunstância. Que assim tampouco poderia ser criticada - no marco do que parece ser um viés idealista romântico - por suas eventuais deformações nesse nível, em termos p. ex. de alienação, ocultação etc. Nesse quadro, a técnica tampouco seria suficientemente criticada por sua eventual dependência de uma nociva metafísica objetivista ou por sua determinação pelas imposições da ordem capitalista. Para Crisóstomo, que oferece em traços rápidos uma interpretação diferente para cada um desses casos, tais desafios resultam mais bem explicados na consideração do conjunto de seus textos mais recentes sobre seu ponto de vista prático. Que, admite Leonardo, poderia ter interesse como uma bem-vinda ruptura com posições tanto positivistas como linguocêntricas. Ou, em vez disso, ainda poderia permanecer presa a reducionismos próprios a outro paradigma produtivo, o de Marx. Mas, para Crisóstomo, suas noções de poiésis e intencionalidade sensível na verdade enriquecem uma noção mais material, efetiva, normativa, de autonomia humana, como suporte para uma noção transformativa mais promissora, crítica e inovadora, de democracia e de cidadania materiais, para além daqueles três paradigmas.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5547/4590

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.