O PROBLEMA DO FLUXO DA CONSCIÊNCIA

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: Jeison Andrés Suárez-Astaiza

Resumo:

Os conteúdos da consciência estão em um fluxo perpétuo, mas em que consiste esse fluxo e por que representa um problema? O texto a seguir procura responder a essa pergunta, reconstruindo os argumentos que John Dewey e William James, por sua vez, oferecem para explicar a natureza do fluxo da consciência e da vida subjetiva. Assim, na primeira parte do texto, apresentamos a tese geral do naturalismo. Na segunda, discutimos em detalhe a definição que Dewey faz sobre a noção de experiência, em relação aos conceitos de cumprimento [fulfillment] e intenção consciente [conscius intent]. Em seguida, complementaremos com a discussão de duas das cinco características com as quais William James explica, em seus Principles of psychology, a maneira pela qual o pensamento ocorre, a saber: que o pensamento está sempre mudando e, além disso, é sensivelmente contínuo. Finalmente, na última parte, voltamos novamente à exposição do problema do fluxo da consciência, mas à luz de alguns conceitos fenomenológicos como hýle antecipação e retenção. Talvez com isso tenhamos a base necessária para no futuro mostrar como a fenomenologia intencional de Edmund Husserl tenta explicar, à sua maneira, o problema do fluxo da consciência, mas insatisfatoriamente.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4839/4585

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.