BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O SOFRIMENTO SOCIAL

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: Julio Tomé

Resumo:

Pretende-se neste trabalho defender a ideia de sofrimento social, i.e., aquele sofrimento que tem suas causas, origens e manutenção por meio da organização social, cultural e histórica sobre as quais as pessoas estão inseridas; frente à visão providencialista do sofrimento, i.e., a visão de que todo o sofrimento humano é o fruto do desejo de Deus; e frente à visão “neoliberal” (individualista) que defende a ideia de que não há um sofrimento socialmente constituído, mas sim apenas sofrimentos individuais, sobre a qual cada pessoa é a responsável direta por seu sucesso ou fracasso.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4969/4601

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.