Helenismo e cristianismo primitivo: encontros e desencontros

Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação

Autor: Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos

Resumo:

A proposta do nosso trabalho é analisar a relação entre helenismo e cristianismo à luz das principais doutrinas, a saber, cosmologia, teodiceia (existência e propriedades de Deus) e antropologia as quais foram desenvolvidas por grandes espíritos do pensamento grego e cristão. Cumpre, preliminarmente, estabelecer alguns critérios para a análise de um tema que, por sua natureza propõe, antes de tudo, comparar dois universos de ideias fundamentalmente distintos. O cristianismo não é grego, e a síntese com a cultura helenista não se deu senão sob a égide de conflitos e aporias que marcaram definitivamente o espírito desse encontro que, ocorrido nos primeiros séculos de nossa era, ainda hoje motiva questionamentos

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4936/4089

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.