Crítica de Filopono ao conceito de lugar aristotélico

Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação

Autor: Tennessee Monteiro Matos

Resumo:

Neste artigo tratamos do comentário de Filopono à Física de Aristóteles direcionado à investigação sobre o conceito de lugar. Filopono comenta as teses apresentadas por Aristóleles. Teses estas que Aristóteles apresenta a partir das noções aceitas que envolvem o debate com respeito a definição de lugar. Ao longo do comentário, Filopono realiza uma análise dos argumentos de modo a esclarecer em que medida tais teses corroboram ou não para a definição de lugar. Nosso interesse neste artigo é mostrar que na ao longo deste comentário Filopono antecipa mudanças conceituais em Aristóteles que nos parece ser menos descuidos de interpretação e mais a preparação e a revisão de conceitos que permitem à Filopono apresentar, nos corolários sobre o lugar e vazio, sua crítica aos conceitos de lugar e vazio de Aristóteles.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4439/4090

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.