Tese da compatibilidade na teoria do intelecto de Tomás de Aquino

Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação

Autor: Lucas Nogueira Borges

Resumo:

A proposta deste artigo consiste em demonstrar que a teoria do intelecto em Tomás de Aquino exige uma relação de compatibilidade entre o objeto externo (extra animam) e o intelecto humano. O intelecto, princípio da ação intelectiva, não é compatível com o objeto externo, porque é imaterial. Entretanto, sua operação é compatível com a coisa material.  A tese do modelo de identidade formal na teoria da intencionalidade de Tomás de Aquino elucida que o intelecto pode se referir a objetos no mundo porque há entre ele e seu objeto um princípio de identidade entre a forma existente na coisa e a forma existente no intelecto humano. Partindo dessa tese já consagrada, pretende-se mostrar que certas afirmações de Aristóteles interpretadas por Tomás explicam por que o intelecto humano é capaz e está, na maioria dos casos, em condições de apreender objetos materiais. Assim nesse trabalho são discutidas quais as propriedades do intelecto humano segundo Tomás, enquanto potência da alma e, por fim, sustenta-se a tese de que a exigência do objeto para as operações do intelecto é um princípio de compatibilidade.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4468/4152

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.