A anterioridade ontológica da individuação: primeiro estudo

Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação

Autor: Susiane Kreibich, Thiago Soares Leite

Resumo:

O artigo investiga a teoria do princípio de individuação formulada por João Duns Scotus, a qual fornece elementos para a compreensão do que torna algo indivíduo e o diferencia dos demais. Para Duns Scotus, o indivíduo é constituído ontologicamente por algo positivo inerente à substância singular. Ainda que os acidentes acompanhem a substância, estes não podem ser a causa da sua individuação, pois são posteriores a ela. Duns Scotus nega que algo que acompanhe ou seja posterior ao indivíduo seja a sua causa, pois esta deve ser intrínseca e positiva ao indivíduo. Ou seja, não é possível que aquilo que torna algo este indivíduo lhe seja ontologicamente posterior no ser. O artigo busca mostrar que 1) há distinção entre o que, contemporaneamente, podemos denominar de indivíduo e de identidade e 2) há anterioridade ontológica do indivíduo em relação à identidade.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4416/4099

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.