Esferas públicas em conflito: contribuições de Nancy Fraser ao conceito de esfera pública

Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação

Autor: Laísa Marra

Resumo:

O artigo objetiva apresentar uma síntese das contribuições da pesquisadora feminista Nancy Fraser ao conceito de esfera pública, tendo como eixo da discussão as críticas feitas pela autora a quatro pressupostos habermasianos de tal conceito. Para tanto, apresentam-se brevemente as formulações de JürgenHabermas, para depois problematizá-las conforme Fraser. Ademais, concordando-se com Michael Warner, a defesa que faz Fraser da ideia de "contra-públicos subalternos" é questionada por simplificar a noção de subalternidade. Por fim, avalia-se a utilidade das questões levantadas por Fraser para se pensar os problemas de desigualdades e liberalismo enfrentados pelas democracias existentes. 

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4591/4187

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.