A MULTIPLICAÇÃO INCESSANTE DO VALOR: A DIFERENÇA ENTRE ENTESOURADOR E CAPITALISTA EM MARX
Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação
Autor: Adriana Santos Tabosa
Resumo:
A proposta deste artigo é analisar a distinção estabelecida por Marx entre “entesourador” e “capitalista”. Levanta-se como hipótese que o fundamento dessa diferença reside na finalidade da multiplicação incessante do valor para ambos. Tanto o entesourador quanto o capitalista agem por um impulso pelo enriquecimento. Contudo, o entesourador acumula dinheiro como dinheiro, ao passo que o capitalista acumula dinheiro como capital. Enquanto o entesourador retém o dinheiro da circulação, o capitalista empenha-se em fazer o dinheiro circular, indefinidamente. Não obstante, parte-se do princípio que essa multiplicação incessante do valor praticada por um e outro possui causas distintas. Do ponto de vista psicológico, o entesourador ama o dinheiro em seu perpétuo estado de potência. O capitalista tem por móbil a valorização do valor como uma finalidade em si mesma. O movimento insaciável do capital é um reflexo da sua própria cupidez.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4574/3913
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.