FINITUDE E TRANSCENDÊNCIA NA ETAPA DA ?METAFÍSICA DO DASEIN? (1927-1930)
Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação
Autor: Arnin Rommel Pinheiro Braga, Nelson José de Souza Júnior
Resumo:
A problemática da finitude como o horizonte de manifestação do ser é uma das principais temáticas dentro do pensamento de Heidegger. No entanto, ela ganha aspectos novos e evolui a cada etapa do pensamento deste autor, o que dificulta o exercício de tratar este tema desde uma visão totalizante de sua filosofia. Neste sentido, este artigo busca abordar a questão da finitude a partir da etapa do pensamento heideggeriano conhecida como a “Metafísica do Dasein” (1927-1930). Em outras palavras, abordaremos como a questão do desvelamento do ser no horizonte da finitude vai se deslocando do âmbito estrito do Dasein como “cuidado” (Sorge) e “ser-para-a-morte”, para ser abordada de uma maneira mais ampla no conceito de “transcendência”, que garante uma relação de unidade intencional entre Dasein e mundo.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4290/3505
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.