O problema da demarcação científica em Karl Popper

Revista Ideação - V.1 N.29 (2014) • Revista Ideação

Autor: Juliana Barbosa Brito

Resumo:

A preocupação em identificar características próprias da ciência é algo recorrente ao longo da história da filosofia. Muitos critérios de demarcação científica já foram propostos sob diversos pontos de vista. Tal problema foi investigado pelo filósofo Karl Popper ao constatar a necessidade de um critério adequado que determinasse o caráter científico de uma teoria. No presente artigo pretendo apresentar o problema da demarcação entre conhecimento científico e conhecimento não científico no pensamento epistemológico de Karl Popper. Abordarei a crítica do filósofo ao método indutivo de pesquisa, bem como a crítica dirigida à filosofia positivista do Círculo de Viena, demonstrando que o método positivista de verificação, proposto como critério de demarcação, não é plausível para determinar o caráter científico de uma teoria. Por fim, apresentarei o método de investigação científica defendido por Popper, e a sua solução para o problema da demarcação.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i29.1341

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1341

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.