ESCÂNDALO DA POLÍTICA BRASILEIRA: O SENTIDO DA DESIGUALDADE

Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação

Autor: Laurenio Leite Sombra

Resumo:

Este trabalho investiga a profunda desigualdade social brasileira, sob a hipótese de que as diferenciações raciais, decorrentes de processo de colonialidade do poder implantado progressivamente com o descobrimento da América, são basilares para a nossa condição atual. Esta investigação é pautada no conceito de rede de sentidos (SOMBRA, 2015), desenvolvido recentemente, que permite vislumbrar os diversos sistemas de classificação que nos condicionam um modo de agir e pensar sobre o mundo. Dialoga, a partir do conceito citado, especialmente com as investigações de Aníbal Quijano e Jessé Souza em torno da desigualdade, respectivamente, na América e no Brasil.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1296

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1296

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.