UMA NOVA FORMA DE DANDISMO?
Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação
Autor: Cassiana Lopes Stephan
Resumo:
De acordo com Pierre Hadot, Foucault, ao interpretar as antigas práticas filosóficas por meio da estética da existência, desconsideraria a influência do ideal de sabedoria sobre as atividades de transformação do si mesmo. Em outras palavras, Pierre Hadot compreendeu que a estilística da existência proposta por Michel Foucault desarticularia o bem e a verdade da noção de beleza. Desse modo, viver com estilo corresponderia a viver como o dândi que busca se conformar aos excessos do prazer e da toalete. Sendo assim, neste texto nosso objetivo é problematizar o caráter da estética pertinente à arte de viver de acordo com as interpretações de Hadot e de Foucault concernentes aos exercícios espirituais e às técnicas de si.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1287
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1287
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.