O DESEJO COMO "TRANSCENDENTAL HISTÓRICO" DA HISTÓRIA DA SEXUALIDADE
v. 1, n. 44 (2021) • Revista Ideação
Autor: DANIELE LORENZINI
Resumo:
No final da última aula do curso no Collège de France, de 1980-1981, Subjetividade e Verdade, Michel Foucault define o desejo como o “transcendental histórico” a partir do qual ele diz querer escrever sua história da sexualidade. Este artigo se propõe a esclarecer o significado e o alcance histórico-filosófico dessa enigmática afirmação.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7646
Palavras-Chave: Desejo; História da sexualidade; Prazer; Transcendental histórico.
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.