WITTGENSTEIN E OS LIMITES DO SENTIDO: A CONSTITUIÇÃO DA INTERSUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE FAKE NEWS

Edição Jan-Jun - v.1 n.47 (2023) • Revista Ideação

Autor: CRISTIANE GOTTSCHALK

Resumo:

Trata-se de uma reflexão sobre a importância da normatividade da linguagem na constituição dos sentidos que atribuímos ao que fazemos, pensamos e agimos, tendo em vista compreender a proliferação acelerada de fake news e identificar modos de preveni-las, em particular, no contexto escolar. Parte-se da hipótese de que algumas práticas pedagógicas, inspiradas em princípios da escola nova, estão fundamentadas em teorias educacionais atreladas a duas imagens que se tornaram alvo de terapia nas Investigações Filosóficas, a saber, a concepção referencial da linguagem e a exatidão conceitual. Argumento que estas imagens, por sua vez, quando aplicadas dogmaticamente nas práticas pedagógicas propiciam a formação de uma intersubjetividade no contexto escolar que torna os indivíduos mais suscetíveis a fake news.

Abstract:

It is a reflection on the importance of the normativity of language in the constitution of the meanings that we attribute to what we do, think and act, with a view to understanding the accelerated proliferation of fake news and identifying ways to prevent them, in particular, in the context of school. It starts with the hypothesis that some pedagogical practices, inspired by principles of the new school, are based on educational theories linked to two images that became the target of therapy in Philosophical Investigations, namely, the referential conception of language and conceptual exactness. I argue that these images, in turn, when applied dogmatically in pedagogical practices, favor the formation of an intersubjectivity in the school context that makes individuals more susceptible to fake news.

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/9705/8054

Palavras-Chave: Terapia filosófica, Normatividade, Limites do sentido, Wittgenstein. Philosophical therapy, Normativity, Limits of meaning, Wittgenstein.

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