A philia e a pólis em Aristóteles: um estímulo à tolerância

Inquietude, v. 10, n. 2 (2019) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Adriano Sotero Bin

Resumo:

O presente artigo pretende analisar os conceitos de amizade e política na filosofia de Aristóteles e sua relação com o conceito de tolerância. Busca-se a compreensão dos elementos constitutivos, os tipos de amizade, quais condições se manifestam e como a amizade se relaciona com a política na filosofia aristotélica. A partir dos conceitos de amizade e política é feita uma abordagem aproximativa com o usual conceito de tolerância, atualmente, bastante utilizado em um contexto de sociedades pluralistas e como a concepção aristotélica de amizade política pode auxiliar na construção de uma visão que fortaleça o congraçamento e coesão social.

Abstract:

This article analyzes the concepts of friendship and politics in Aristotle's philosophy and their relation to the concept of tolerance. It aims to understand the constituent elements, the kinds of friendship and under what conditions it manifests as well as how friendship relates to politics in the Aristotelian philosophy. From the concepts of friendship and politics, this research approaches the concept of tolerance, which is currently used to think the pluralistic societies, in order to show how these concepts can help us creating a new conception that could strengthen the social cohesion and interaction.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/14mMkZlvDwtt20EsAJEyRr-bkKlMOLa-a/view

Palavras-Chave: Aristóteles; Política; Pólis; Amizade.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.