O estoicismo e a brevidade da vida

Inquietude, v. 10, n. 1 (2019) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Nadir Antonio Pichler; Milena Paula Zancanaro; Talia Castilhos de Oliveira

Resumo:

Este artigo descreve e analisa algumas teses filosóficas do estoicismo e da brevidade da vida em Sêneca. Em forma de esboço, apresenta e analisa alguns traços fundamentais da escola estoica e como a vida é breve, finita e passageira. A maioria das pessoas se apega às coisas fúteis da vida e à busca de bens exteriores, como o dinheiro e os bens materiais. Poucas se dão conta da arte de viver. E a filosofia torna-se o caminho para a felicidade e a tranquilidade da alma.

Abstract:

This article describes and analyzes some philosophical theses of Stoicism and the brevity of life in Seneca. In outline form, it presents and analyzes some fundamental traits of the Stoic school and how life is brief, finite and fleeting. Most people cling to the futile things of life and the pursuit of foreign goods, such as money and material goods. Few realize the art of living. And philosophy becomes the path to happiness and tranquility of the soul.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/1DPmyFt2q6jSguXuoIUw8oW_qvRBZZvs9/view

Palavras-Chave: Estoicismo; Fases; Felicidade; Brevidade da vida.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.