A educação nos escritos do jovem Nietzsche

Inquietude, v. 9, n. 1 (2018) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Cláudia Cristiane Levandoski; Fabrício Fonseca Machado

Resumo:

Neste artigo, analisamos o conceito de educação nos escritos do jovem Nietzsche. Nosso ponto de partida são as conferências Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872) e a obra Terceira consideração extemporânea: Schopenhauer como educador (1874). No que diz respeito à educação, é preciso entender Nietzsche de maneira sistemática, relacionando conceitos como educação, cultura, Estado, ciência etc. Nietzsche destaca a importância do aprendizado da língua materna, da leitura, do cultivo de si. Assim é possível a cada um “tornar-se aquilo que é”. O nascimento do gênio, da exceção, deve ser, segundo o filósofo, o fim último da educação e da cultura.

Abstract:

In this article, we analyze the concept of education in Nietzsche’s early works. Our starting point lies in the conferences On the future of our educational institutions (1872) and in the Third untimely meditation: Schopenhauer as educator (1874). When it comes
to education, it is necessary to understand Nietzsche in a systematic way, considering concepts such as education, culture, State, science, etc. Nietzsche highlights the importance of learning the mother tongue, of reading, and of cultivating oneself. That is how each one can “become what one is”. The birth of the genius, of the exception, must be, according to the philosopher, the ultimate goal of education and culture.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/1tfC7NE9hWy_ayZDDME_7Vjs4FFn0AbQn/view

Palavras-Chave: Educação; Cultura; Estado; Gênio; Nietzsche.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.