Descartes, Heidegger, a condição humana e a questão do tempo futuro

Inquietude, v. 8, n. 2 (2017) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Dante Carvalho Targa; Fabrício Fonseca Machado

Resumo:

Neste artigo, pretendemos investigar o problema da condição humana e a sua relação com o tempo, sobretudo com o tempo futuro, a partir das perspectivas de Descartes e Heidegger. Ao conceber o sujeito como pensante, René Descartes instituiu a metafísica da subjetividade e a primazia da razão para a interpretação do homem. Na sua esteira, surgiu a sociedade cientificista, altamente especializada, que corrompeu a noção de ser e estabeleceu que o tempo não passa de uma sucessão de eventos, da ordem mensurável do movimento. Sucede, todavia, que a caracterização do tempo como mera sequência de fatos, um após o outro, encobre a possibilidade de significância do agora e afasta o homem do seu ser genuíno. Na visão de Heidegger, é preciso entender o tempo como determinante da estrutura primordial do ser e sopesar precipuamente o porvir para o desvelamento da sua mais correta hermenêutica.

Abstract:

This article examines the problem of the human condition and its relation with time, particularly with the future, from the perspective of Descartes and Heidegger. By conceiving the subject as a thinking being, René Descartes established the metaphysics of subjectivity and the primacy of the reason to interpret man. In its wake came the scientism in a highly specialized society that corrupted the notion of being and established that time is but a succession of events in a measurable order of movement. However, to describing time as a mere sequence of events, one after the other, prevents from giving meaning to the present time and takes away man from his genuine being. In Heidegger’s view, it is necessary to understand time as a determinant of the primary structure of being and weigh mainly the future, which reveals his best hermeneutics.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/1vWia7DOYEEKf8Y4OVWBXzArYWDlTFcmM/view

Palavras-Chave: Descartes; Heidegger; Homem; Tempo; Futuro.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.