O Ethos Cristão em Hegel e Nietzsche a partir dos Conceitos de "Destino" e "Amor"

Inquietude, v. 4, n. 2 (2013) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Adilson Felicio Feiler

Resumo:

A ética cristã possui em Hegel e Nietzsche um terreno comum: representado pelo embate da moral, que é o estranhamento provocado pela positividade da lei. Assim, pelo movimento de reconciliação, representado pela abertura do destino como pela unidade do amor, ambos os autores se aproximam de um ethos cristão. Por essa razão, a dialética hegeliana supera o fechamento e dogmatismo, para assumir a abertura e o porvir, portanto uma filosofia de plenitude.

Abstract:

The Christian ethics in Hegel and Nietzsche has a common ground: represented by the shock against themoral, which is the estrangement caused by the positivity of law. Thus, by the movement of the reconciliation, represented by the opening of fate as by the unity of love, both authors approach of a Christian ethos. For this reason, the Hegelian dialectics surpasses the closure and dogmatism, to assume the opening and the forthcoming, hence a philosophy of fullness.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnNTNiN1hyTkpVdkE/view

Palavras-Chave: ética; moral; Cristianismo; amor; destino.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.