Entrevista com Vladimir Safatle

Inquietude, v. 3, n. 1 (2012) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Vladimir Safatle; Nádia Junqueira Ribeiro

Resumo:

Convidado para debater o filme “Trabalhar Cansa”, o professor Vladimir Safatle esteve na Cidade de Goiás no dia 28 de junho para participar do XIV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Na oportunidade, Nádia Junqueira Ribeiro, membro da equipe editorial da Revista Inquietude, entrevistou o professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), que possui graduação e mestrado em Filosofia pela mesma universidade e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII. O professor é, ainda, graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, sendo colunista da Revista Carta Capital e do Jornal Folha de S. Paulo.

Nessa entrevista, Safatle indica um grave problema subjacente à greve das universidades federais, que diz respeito à falta de disposição do Estado em financiar o sistema de educação (que passou por expansão) para que este funcione de forma eficaz. Para o professor, o país passa por um processo que deve vir a se esgotar em poucos anos. Esse processo se refere não só à educação, mas a um modelo de vida social que já não se sustenta, sendo necessário outro que deve passar por enfrentamentos com participação direta da sociedade, como, por exemplo, exigência de uma reforma tributária radical.

O esgotamento a que se refere Safatle também passa pelo sistema político eleitoral brasileiro, caracterizado pelo professor como plutocrático e que permite alianças absurdas pelos impasses do processo de coalizão. Escândalos envolvendo corrupção, como o caso Cachoeira em Goiás, indicam um vício, para Safatle, que impede um desenvolvimento da democracia, que repete suas imperfeições. O professor de filosofia, ainda nessa entrevista, critica a produção cultural brasileira, os impedimentos de circulação da informação e a exclusão das Ciências Humanas do edital de intercâmbio do governo federal “Ciências Sem Fronteiras”.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnejJFTFdmcjcwckk/view

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.