Olhos de Vidro

Inquietude, v. 2, n. 1 (2011) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Marcos Vinícius Matos Nickerson

Resumo:

O leitor talvez possa estranhar a publicação de um conto fantástico nesta edição da revista Inquietude – um periódico, eminentemente científico, de trabalhos acadêmicos que contemplam problemáticas filosóficas. Todavia, foi justamente a partir da parceria com um evento acadêmico, o V Colóquio Filosofia e Ficção (organizado pela Faculdade de Filosofia, Fafil, e pelo Curso de Filosofia do Campus da Cidade de Goiás, ambos da Universidade Federal de Goiás, UFG), que o conto “Olhos de Vidro” veio compor as páginas eletrônicas deste volume. A parceria teve início com o propósito mútuo de congregar diferentes áreas e fomentar interações entre Filosofia, Artes, Letras, Música, Literatura etc. Para isso, em sua quinta edição, a organização do Colóquio promoveu um concurso de contos fantásticos, no qual o vencedor, dentre outras premiações, teria a sua narrativa publicada na revista dos discentes de filosofia da UFG. Dessa forma, a equipe editorial da Inquietude pede licença para apresentarlhe uma seção extraordinária em função de um conto fantasioso...

O V Colóquio Filosofia e Ficção, que tinha por tema os conceitos de Phantasia e Phantasma, foi realizado de 25 a 27 de abril de 2011, na Cidade de Goiás – antiga capital e patrimônio cultural do Estado. A cerimônia de premiação, bem como a leitura da estória, contada por Marcos Vinícius Matos Nickerson no texto que se segue, aconteceram na fabulosa casa da poetisa vilaboense Cora Coralina. Detalhes estes que, combinados, renderam certa aura fantasmagórica àquela noite literária. Nesse contexto de estima à fantasia, ao insólito, ao fictício, ao devaneio, a “outros mundos possíveis”, enfim, às criações que são frutos da habilidade imaginativa do homem e da capacidade da razão de conceber coisas não necessariamente existentes – assuntos tão caros ao próprio pensamento filosófico –, é que a revista Inquietude foi apresentada aos participantes do evento. O objetivo, no entanto, era bem tangível: estreitar as relações entre os alunos do Campus de Goiás e as iniciativas e atividades desenvolvidas pelos alunos da Fafil de Goiânia.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnQ3hodTVNTGRIcjg/view

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.