Entrevista com Oswaldo Giacoia Junior

Inquietude, v. 1, n. 1 (2010) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Oswaldo Giacoia Junior; Adriana Delbó; Adriano Correia; José Nicolau Heck; Andressa Alves Souto; Francisco Fraga Neto; Glauciene de Oliveira Soares; Marcela Alves de Araújo França Castanheira

Resumo:

Entrevista realizada pelos acadêmicos da Universidade Federal de Goiás, UFG, Andressa Alves Souto, Francisco Fraga Neto, Glauciene de Oliveira Soares e Marcela Alves de Araújo França Castanheira e pelos professores, da UFG, Adriana Delbó, Adriano Correia e José Nicolau Heck, por ocasião da XVI Semana de Filosofia e XI Semana de Integração Graduação/Pósgraduação da UFG, realizada de 1º a 05 de junho de 2009.

Graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, em 1976, Oswaldo Giacoia Junior concluiu, no mesmo ano, o curso de direito na Universidade de São Paulo, USP. O doutorado em filosofia foi concluído em 1988 pela escola alemã Freie Universität Berlin, onde também cursou pós-doutorado durante os anos de 1993 e 1994. Giacoia possui outros dois pós-doutorados, um pela Universidade de Viena, Áustria, e outro pela Universidade de Lecce, Itália. Atualmente é professor livre-docente do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, IFCH, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e possui diversos livros publicados, sendo os mais recentes Nietzsche & Para Além do Bem e Mal (Jorge Zahar, 2005) e Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea (Publifolha, 2006). Na entrevista concedida à revista Inquietude, Giacoia comenta a respeito da vida acadêmica dos alunos da Unicamp e de seus mandatos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, como coordenador da área de filosofia durante seis anos. Ao longo de sua trajetória acadêmica, especializou-se no estudo da filosofia moderna e contemporânea, com ênfase em história da filosofia, ética e trabalhos que tratam de temas como a teoria da cultura, filosofia do direito e filosofia política. Em um de seus comentários em relação à noção de biopolítica, assunto de seu interesse recente, Giacoia afirma que “estamos diante do desaparecimento de formas que até então nortearam nosso pensamento político, nosso conceito de política, de democracia” e, assim, convida os leitores para pensarem, com ele, sob uma nova perspectiva jurídicopolítica.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnMnFFTGozVUxpRVE/view

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.