NOTAS SOBRE O PROBLEMA DA COEXISTÊNCIA DO MAL E DA ONIPOTÊNCIA DIVINA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Victor Hugo de Oliveira Saldanha

Resumo:

O presente trabalho tenciona analisar, de uma perspectiva filosófica, os problemas suscitados pela assunção da onipotência divina e sua coexistência com o mal no mundo. A argumentação ora proposta estrutura-se em três etapas: após uma breve introdução ao conceito de teodiceia, a primeira seção explicita a contradição lógica envolvida na existência simultânea do mal e de um Deus onipotente, onisciente e sumamente bom; a segunda seção examina, especificamente, o atributo da onipotência divina, à luz dos pressupostos da teoria cartesiana sobre a livre criação das verdades eternas; a terceira seção apresenta os aspectos gerais da crítica de Leibniz à teoria cartesiana.

Abstract:

This essay intends to sketch out some philosophical problems raised by divine omnipotence’s assumption and its coexistence with the evil in the world. I deal with these problems in a threefold argumentation: after a brief introduction to the concept of theodicy, the first section explains the logical contradiction involved in simultaneous existence of the evil and an omnipotent, omniscient and morally perfect God; the second section particularly examines the divine omnipotence’s attribute in light of Descartes’ theory of God’s free creation of eternal truths; finally, third section presents an overview of Leibniz’s objection to Descartes’ theory.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.18.p277

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8607

Palavras-Chave: Teodiceia, Deus, Mal, Onipotência, Verdades eternas

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions