EDUCAÇÃO E FILOSOFIA NA ERA DA (des)INFORMAÇÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Rafaela Ferreira Marques

Resumo:

Duas novidades ocorridas já nos anos 2000 possuem entre si uma relação intrínseca que será investigada no presente trabalho. Trata-se, primeiro, da emergência de uma nova geração de crianças e adolescentes denominadas por Michel Serres de Polegarzinhos, que tem como principal característica o uso frequente e quase orgânico de tablets, smartphones e outras NTICs (novas tecnologias de comunicação e informação). A segunda novidade, um pouco menos teórica e sociológica, refere-se à recente inclusão do ensino de filosofia como disciplina obrigatória nos três anos do Ensino Médio no Brasil. O que une essas duas novidades é o fato de que os Polegarzinhos são justamente o público contemplado pela mudança no currículo da educação básica no país. Como se dá a relação dessa geração com o estudo da filosofia? A fim de responder a questão abordaremos a prática pedagógica a partir do viés da “oficina de conceitos” proposto por Silvio Gallo.

Abstract:

Two novelties occurred in the 2000’s have between themselves a really close connection that will be explored in this paper. It is, first, the emergency of a new generation of children and teenagers, called by the philosopher Michel Serres Thumbelina, that has as main characteristic the frequent and almost organic use of tablets, smartphones and other NTICs (new technologies of communication and information). The second novelty, a bit less theoretical and sociological, refers to the recent inclusion of philosophy as a obligatory subject during high school in Brazil. What unites these two realities is the fact that the Thumbelina is exactly the public contemplated by the change in the curriculum. How does the relationship between this generation and the study of philosophy occurs? In order to answer the question this article will discuss the pedagogical practice based on the “workshop on concepts” proposed by Silvio Gallo.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.10.p145

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8450

Palavras-Chave: Ensino de filosofia, Michel Serres, Oficina de conceitos, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Ensino Médio

Revista Kínesis

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A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

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