ANTON WILHELM AMO: FILÓSOFO NEGRO NO ILUMINISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Carlos Eduardo Gomes Nascimento

Resumo:

O artigo propõe uma reflexão sobre a educação e a filosofia no ensino médio, analisando o contexto histórico da obra do filósofo negro, Anton Wilhelm Amo. Nascido na África, no início do século XVIII, Amo, ainda criança, foi entregue como presente a nobres europeus. Educado no contexto do Iluminismo, tornou-se filósofo e professor em Universidades alemãs. A história e a filosofia de Amo continuam desconhecidas de muitos docentes de filosofia do ensino médio e superior, raramente contada aos jovens estudantes. O texto busca provocar: em que sentido a presença de Amo, na história da filosofia, relaciona-se com a ideia de descolonização no ensino de filosofia no Brasil? Para tanto, o texto aborda o conceito de raça e do racismo na filosofia; apresenta as obras filosóficas de Amo: “De humanae mentis apatheia” (1734) e “O tratado sobre a arte de filosofar com sobriedade e precisão” (1737); debate a descolonização na didática em filosofia no ensino médio. Por fim, demonstra que a importância da apresentação da vida e da filosofia de Amo às novas gerações possibilita outras formas de pensar a filosofia na educação.

Abstract:

The article proposes a reflection on education and philosophy in high school, analyzing the historical context of the work of the black philosopher, Anton Wilhelm Amo. Born in Africa in the early 18th century, Amo, a child, was given as a gift to European nobles. Educated in the context of the Enlightenment, he became a philosopher and professor at German Universities. The history and philosophy of Amo unknown to many high school philosophy teachers, rarely told to young students. The text seeks to provoke: in what sense does the presence of Amo, in the history of philosophy, relate to the idea of decolonization in the teaching of philosophy in Brazil? To do so, it addresses the concept of race and racism in philosophy; presents the philosophical works of Amo: “De humanae mentis apatheia” (1734) and “The treatise on the art of philosophizing with sobriety and precision” (1737); debate on decolonization in didactics in philosophy in high school. Finally, it shows that the importance of the presentation of the life and the philosophy of Amo to the new generations can other ways of thinking the philosophy in the education.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.12.p179

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8452

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia, Racismo, Iluminismo, Anton Wilhelm Amo

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