DA ECONOMIA POLÍTICA À LIBERDADE POLÍTICA: POR UMA AXIOLOGIA HUMANA NÃO-ECONÔMICA EM HANNAH ARENDT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Daniel da Silva Souza

Resumo:

Com ressalvas ao reconhecimento que muitos estudiosos têm em relação à robustez teórica de Hannah Arendt, seus críticos se referem à ausência de uma abordagem que expusesse o locus do poder econômico dentro da sua filosofia política. Neste sentido, o presente artigo pretende desenvolver uma análise sobre as possibilidades de encontrar, nos escritos arendtianos, as chaves de leitura, para compreender o lugar que a autora cede as questões concernentes à economia política.

Abstract:

Avec des réserves sur la reconnaissance de la robustesse théorique de Hannah Arendt par de nombreux chercheurs, ses critiques se réfèrent à l'absence d'une approche qui exposerait le lieu du pouvoir économique à sa philosophie politique. En ce sens, le présent article entend développer une analyse sur les possibilités de trouver dans les écrits arendtiens les clés de la lecture pour comprendre la place que l'auteur cède aux questions concernant l'économie politique.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.07.p39

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8059

Palavras-Chave: Liberdade. Economia. Espaço Público e Privado. Hannah Arendt.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions