O PENSAMENTO SOCIAL DE AGOSTINHO: A CARIDADE E O USO DOS BENS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Francisco Venceslau de Oliveira Jales; João Paulo Araújo Pimentel Lima

Resumo:

O objetivo do presente artigo é analisar o amor em Santo Agostinho a partir de uma perspectiva social, levando em consideração o tema do amor a Deus, do amor fraterno e do amor aos bens temporais. Nesse contexto, discutiremos as reflexões do Bispo de Hipona acerca da igualdade social e da comunhão dos bens. Veremos como estes podem constituir um obstáculo para a vida feliz e como a ordem do amor nos inclina à comunhão de bens e é avessa à propriedade privada.

Abstract:

The purpose of this article is to analyze the love in Saint Augustine from a social perspective taking into consideration the theme of the love to God, of brotherly love and of love of temporal goods. In this context we will discuss the reflections of the Bishop of Hippo about social equality and communion of goods. We will see how these can constitute an obstacle to a happy life and how the order of love inclines us to the communion of goods and it is averse to private property.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.12.p110

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8066

Palavras-Chave: Amor. Ordem. Comunhão. Igualdade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions