HAVERIA EFETIVAMENTE UMA CONDIÇÃO DE CONCRETIZAÇÃO FÁTICA PARA A DIMENSÃO DA AUTENTICIDADE NO APELO DA CONSCIÊNCIA ONTOLÓGICA EM HEIDEGGER?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis
Autor: Daniel da Silva Toledo
Resumo:
Tendo por objeto principal a analítica existencial de Martin Heidegger, o presente estudo tem por objetivo maior oferecer uma perspectiva crítica através da qual possa ser questionado o grau de suficiência da consciência ontológica em fazer apelo ao poder-ser autêntico de um ser-no-mundo lançado em meio a projetos vivenciais concretos que têm seu fundamento fático colocado em suspensão pela própria condição de declínio do ser-finito.
Abstract:
Taking the Heidegger’s existential analytic as main object, this study aims to offer a critical perspective through which we can question the real capacity of ontological consciousness to make appeal to the authentic Potentiality-for-Being of a Being-in-the-World that is thrown into the concrete experiential projects that have their factual foundation suspended by the own falling’s condition of the Finite-Being.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.05.p31
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7726
Palavras-Chave: Heidegger. Analítica existencial. Consciência ontológica. Autenticidade.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions